Icone w13
Siga o Cara
Conheça o Cara
Professor, reitor, economista, deputado e parceiro de Lula, Guilherme e Zé.
O cara tem competência, experiência e está pronto pra mudar Conquista!

Pense num menino que a mãe e o pai já diziam “esse aí vai ser político”…

Terceiro entre os cinco filhos de seu Nozinho e dona Terezinha, Waldenor já era o Cara lá em Caculé, onde nasceu. Sério, mesmo!

Fora a paixão pelo futebol – diz ele que sempre foi craque – adivinha qual era a onda do garoto? Querer resolver os problemas de todo o mundo. Era só aparecer um amigo com dificuldade, que lá ia “Dodô” se meter. Eita catingueirinho retado!

Quando veio pra Conquista com os pais e os irmãos (em 1969 seu Nozinho – que era advogado – foi nomeado chefe da Receita Federal), o Cara continuou nessa pegada aí da liderança: participou de grêmio estudantil, criou a Central dos Estudantes Secundaristas de Conquista na Escola Normal… depois foi pra Salvador se preparar e voltou economista!

Sabia que Waldenor implantou e foi o primeiro chefe do Escritório de Assistência Técnica da Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial) em Conquista? Pois é, nessa época, foi consultor de um bocado de empresas no Centro Industrial dos Imborés.

E aquela pegada de lutar pelos outros? Continuou! O Cara presidiu a Comissão Diocesana de Justiça e Paz, organizou a galera para a Greve dos Trabalhadores do Café, em 1980, foi um dos fundadores do PT na cidade (1981), fundador e secretário geral da CUT (1985-86) e implantou e foi o primeiro tesoureiro do então Sindicato dos Professores de Conquista, atual APLB-Sindicato.

Com mestrado e doutorado, o paizão de João Fagner e Pedro Ivo, vovô de João e Maísa e esposo de Ester Figueiredo virou professor universitário e foi reitor da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) por duas vezes (1995-2002), quando implantou 11 cursos de graduação e 45 de pós-graduação. Sempre ensinando, organizando, cuidando das pessoas!


Ah! Lembra do “esse aí vai ser político”? Não deu outra: o Cara que tava sempre preocupado em resolver os problemas das pessoas se candidatou e foi eleito deputado estadual pelo PT por duas vezes (2003 a 2011). Se ele era bom? Recebeu o Troféu Imprensa Destaque 2008! E no segundo mandato, foi líder do Governo Jaques Wagner por quatro anos consecutivos na Assembleia Legislativa da Bahia!


Aí, Waldenor resolveu ir pra Brasília, lutar pela gente no Congresso. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010, e já tá no quarto mandato consecutivo, com atuação destacada e olhar atento para o povo da nossa Joia do Sertão Baiano.

Em 2011, 2021 e 2024, foi indicado ao Prêmio Congresso em Foco, figurando entre os 100 parlamentares mais influentes na capital federal. Também foi considerado um dos “Cabeças do Congresso” na 20ª pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), e ficou entre os 30 parlamentares mais atuantes, dentre os 513 deputados, segundo pesquisa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, publicado pela revista Veja.


Agora anote: Waldenor é o deputado que mais trouxe recursos através de emendas na história de Vitória da Conquista! Será que trabalha pouco? Por isso que, até hoje, é o deputado federal líder de votos no nosso município.


Aí sabe bater bola, viu? É só golaço pra gente! E no time do Cara só tem fera: Lula, Jaques Wagner, Rui Costa, Jerônimo. E claro, Guilherme, Zé Raimundo e Fabrício… aí não tem pra ninguém!

Professor, reitor, economista, deputado. Além de experiente e competente, ama nossa terra e joga junto com um timaço. Por isso que a gente diz: Waldenor é o Cara. E ele tem A Força pra Mudar Conquista!

Fale com o Whatsapp